Nesta terça-feira (23), o tema da nossa webpalestra será “Síndromes respiratórias em pessoas idosas na APS”. O foco da atividade será a abordagem clínica, o manejo e a prevenção das condições mais prevalentes nessa população. Além disso, discutiremos o diagnóstico e o tratamento de agravos agudos e crônicos, incluindo síndrome gripal, pneumonia, exacerbações de asma e DPOC. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada.

Webpalestra de terça-feira (23/06), às 15h
A webpalestra Síndromes respiratórias em pessoas idosas na APS será realizada com a participação de Ediane Arimatéa Silva, médica de família e comunidade da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e pós-graduada em geriatria.
Resumo: a webconferência aborda as principais síndromes respiratórias em pessoas idosas no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS), com foco na abordagem clínica, no manejo e na prevenção das condições mais prevalentes nessa população. O encontro discute o diagnóstico e o tratamento de agravos agudos e crônicos, incluindo síndrome gripal, pneumonia, exacerbações de asma e DPOC, além de aspectos relacionados ao câncer de pulmão e ao tabagismo. São apresentados critérios para reconhecimento precoce de sinais de gravidade e identificação das situações que necessitam de encaminhamento para serviços de urgência e emergência. A atividade também aborda estratégias de prevenção, acompanhamento longitudinal e qualificação do cuidado às pessoas idosas com doenças respiratórias. O objetivo é apoiar os profissionais da APS na tomada de decisão clínica e na oferta de um cuidado integral, resolutivo e seguro.
Sobre a palestrante: Ediane é médica de família e comunidade da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, é pós-graduada em geriatria e compõe a comissão farmacoterapêutica do município de Florianópolis, além de atuar como supervisora do Programa Mais Médicos pela Escola de Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.
Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. As atividades são 100% gratuitas, assim como todos os serviços ofertados pelo Saúde Digital UFSC. Para participar é necessário ter cadastro ativo no STT (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Vale ressaltar que o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento em que se deseja participar.
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país e contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas. Confira aqui!
Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link: https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja o PDF com as orientações para preenchimento da lista de presença.
Certificado de participação
Os usuários do STT poderão emitir seus certificados ou declarações de participação nas webconferências diretamente pelo módulo de tele-educação do sistema. É possível gerar um certificado individual para cada webconferência ou uma declaração que agrupe duas ou mais delas.
Para emitir os certificados ou declarações, basta seguir as etapas descritas no vídeo abaixo:
Dúvidas? Entre em contato através do e-mail: saudedigital@contato.ufsc.br