Quem somos

Conectar para cuidar

Quem somos

Criado em 2007, o Núcleo Saúde Digital UFSC está sediado na Universidade Federal de Santa Catarina e faz parte de uma rede nacional apoiada pelo Ministério da Saúde. Com quase duas décadas de atuação, nos tornamos uma referência no Brasil. Nossas ações alcançam todos os estados brasileiros e fazem parte da rotina de milhares de profissionais de saúde, incluindo os Distritos Sanitários Especiais Indígenas e o território Yanomami.

Nossa missão é criar e implantar soluções inovadoras em saúde digital para o Sistema Único de Saúde, com foco no apoio clínico e na educação permanente dos profissionais. Todas gratuitas, públicas e tecnologicamente seguras.

O que oferecemos aos estados e municípios parceiros

  • Reduzir e organizar filas para especialidades e ter encaminhamentos mais qualificados.
  • Realizar diagnósticos e laudos remotos que ampliam o acesso a exames.
  • Garantir um atendimento mais rápido e equitativo, chegando no momento oportuno a quem mais precisa.
  • Qualificar a gestão e os trabalhadores de saúde.
  • Ter mais eficiência na aplicação dos recursos públicos e maior satisfação da população.
consultoria
Teleconsultoria

Orientações técnico-assistenciais entre profissionais de saúde para apoiar decisões clínicas e a regulação em saúde.

atendimento
Teleatendimento

Atendimentos à distância que ampliam o acesso da população a consultas, interconsultas, triagens e monitoramentos.

dermato
Teledermatologia

Exames e laudos dermatológicos à distância, com estratificação de risco, que otimizam fluxos assistenciais e reduzem filas.

estomato
Tele-estomatologia

Avaliação remota de lesões bucais com laudos especializados e apoio à regulação do cuidado em saúde bucal.

Telediagnostico
Outros telediagnósticos

Apoio às secretarias de saúde para ampliar e qualificar a oferta de modalidades de telediagnóstico.

Teleeducacao
Tele-educação

Cursos e webconferências gratuitas para qualificar trabalhadores do SUS com conteúdos gratuitos e atualizados.

comunicacao
Comunicação em saúde

Campanhas, materiais e ações de comunicação para a população e profissionais e gestores de saúde.

Segunda opiniao formativa
Segunda opinião formativa

Textos técnicos baseados em evidências que orientam a tomada de decisão clínica e qualificam o cuidado na APS.

Pesquisas
Pesquisas

Estudos aplicados para qualificar a saúde digital no SUS, e apoiar a gestão, a formação e a inovação em saúde.

Apoio a outros nucleos
Apoio a outros núcleos

Suporte técnico e metodológico para implementação de soluções de telessaúde por instituições parceiras em todo o Brasil.

Nossos diferenciais

  • Integração de diferentes soluções de saúde digital às Redes de Atenção à Saúde.
  • Operações realizadas diretamente pelos profissionais de saúde vinculados aos estados e municípios, o que garante sustentabilidade, protagonismo local, educação permanente e autonomia na gestão.
  • Acesso ao Sistema Integrado de Telemedicina e Telessaúde (STT), uma plataforma web pública, segura e altamente adaptável, que não compromete a utilização de outros sistemas locais.
  • Acompanhamento contínuo, capacitações dos profissionais, monitoramento em tempo real, controle de qualidade e apoio em comunicação para dar visibilidade aos resultados alcançados.

Presença estratégica e atuação integrada

O trabalho desenvolvido pelo Núcleo Saúde Digital UFSC é planejado com base no cenário nacional, mas tem como foco prioritário as características e necessidades reais da Rede de Atenção à Saúde de Santa Catarina, onde está presente em 100% dos municípios.

A efetividade das ações oferecidas — voltadas a gestores, profissionais, trabalhadores e usuários do SUS — é resultado de parcerias sólidas e bem consolidadas, construídas ao longo de anos de atuação comprometida.

Essa articulação se dá:

  • Dentro da própria UFSC, envolvendo diferentes unidades acadêmicas
  • E interinstitucionalmente, por meio da cooperação entre a Universidade, Ministério da Saúde, e as secretarias de saúde de estados e municípios.

Esse modelo colaborativo permite propor, planejar e executar ações de forma compartilhada, garantindo sustentabilidade, resolubilidade e alinhamento com as demandas concretas da rede de saúde pública.

Modelo de financiamento e parcerias institucionais

O Saúde Digital UFSC tem sua sustentabilidade assegurada por um modelo sólido de financiamento público e cooperação interinstitucional. Ao longo dos anos, nossas ações foram viabilizadas por projetos financiados pelo Ministério da Saúde, coordenados pela Universidade Federal de Santa Catarina e executados com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU).

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC) é uma parceira estratégica, contribuindo para a manutenção compartilhada do Sistema Integrado Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT). Além disso, a SES-SC participa com:

  • Cessão de especialistas que atuam em teleconsultorias
  • Contratação de médicos para emissão de laudos nos serviços de telediagnóstico de seu interesse
  • Apoio na organização das atividades de tele-educação

Já as Secretarias Municipais de Saúde parceiras contribuem por meio da cessão de carga horária de profissionais de sua própria rede, que atuam diretamente nas diferentes modalidades de telessaúde ofertadas.

Importante destacar que nenhuma das contrapartidas envolve repasse financeiro da SES-SC ou dos municípios ao Núcleo Saúde Digital UFSC.

Esse modelo de parceria institucional, além de promover responsabilidade tripartite, garante sustentabilidade e amplo alcance em termos quantitativos de serviços.

“Ser parceiro do Saúde Digital UFSC é contar com uma equipe experiente e uma estrutura capaz de atender diferentes demandas de saúde digital em qualquer escala – de pequenos municípios a capitais. Convidamos você, gestor ou profissional de saúde, a se juntar a nós e beneficiar cada vez mais pessoas de todo o Brasil!”

(Maria Cristina Marino Calvo – Coordenadora do Núcleo Saúde Digital UFSC)

Seja nosso parceiro e utilize nossas soluções

Começar é simples

Cadastre-se agora no STT e acesse nossas soluções gratuitamente.

É gestor de saúde?

Entre em contato com nossa equipe e descubra como podemos fortalecer a saúde digital em seu estado ou município.

Saúde Digital UFSC: um núcleo catarinense de abrangência nacional

0 %

dos estados brasileiros possuem ações do Saúde Digital UFSC

0 %

dos municípios de SC atendidos por serviços do Saúde Digital UFSC

0

estados com a oferta
de teledermatologia implantada

0 mil

teleconsultorias respondidas desde 2013

0 %

encaminhamentos evitados nos últimos 12 meses

0 %

de satisfação dos solicitantes nos últimos 12 meses

0

redes ativas com centrais de regulação

0 mil

laudos emitidos de teledermatologia desde 2008

0 %

encaminhamentos evitados para dermatologia nos últimos 12 meses

0

laudos emitidos de tele-estomatologia desde 2020

0 milhões

laudos emitidos de outros telediagnósticos desde 2005

0

atividades de tele-educação ofertadas desde 2010

0 mil

alunos certificados em cursos desde 2010

0 mil

participações síncronas em webconferências desde 2012

0 %

dos alunos satisfeitos com os cursos desde 2021

Nossa história

O Saúde Digital UFSC foi um dos nove núcleos do projeto-piloto Telessaúde Brasil da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, em 2007, com oferta de Segunda Opinião Formativa e tele-educação. Mas mesmo antes disso, a partir de 2005, o Núcleo já estava em atuação com a oferta de telediagnóstico em cardiologia (ECG) em Santa Catarina.

Em 2010, o Núcleo unificou serviços e plataformas a partir da criação do Sistema Integrado Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT), que passou a ser utilizado na oferta de todas as soluções de telessaúde do Núcleo.

Com a criação do Programa Telessaúde Brasil Redes, em 2011, foi incluída a oferta de teleconsultorias síncronas e assíncronas para dúvidas clínicas e apoio ao processo de trabalho e à gestão. Consolidou-se a perspectiva de apoio assistencial e de educação permanente na Atenção Primária à Saúde (APS) em todo o território catarinense, que se expandiu progressivamente para outros municípios do Brasil.

Desde então, o Núcleo avançou para ofertar todas as modalidades de telessaúde, com ampliação das parcerias com estados e municípios e das possibilidades de alcance por meio de estratégias inovadoras e planejadas para responder às necessidades reais apresentadas pelas Redes de Atenção à Saúde onde se insere.

Hoje, nosso trabalho envolve múltiplas soluções que vão além da telessaúde. Desenvolvemos pesquisas e contribuímos com inovação e novas tecnologias que fortalecem a saúde digital no SUS e o cuidado em saúde para a população.

O desenvolvimento e aprimoramento das atividades do Núcleo Saúde Digital UFSC, assim como de outros núcleos de instituições públicas, é urgente e necessário, requer investimento financeiro, pesquisa e entendimento da sua importância para a qualificação, modernização e facilitação de práticas em saúde. Nossa experiência histórica está em constante aprimoramento e também pode ser de valia para núcleos iniciantes, para os quais estamos sempre disponíveis.