Produção mensal de teleconsultorias em julho bate recorde

Em julho, o Núcleo Saúde Digital UFSC, em parceria com municípios e com o governo de Santa Catarina, alcançou um novo marco na produção de respostas às dúvidas de profissionais da Atenção Primária à Saúde. Foram 11.122 teleconsultorias respondidas, o que representa um crescimento de 14% em relação a junho deste ano e 22% em relação a julho de 2024. Ao todo, profissionais de 239 municípios catarinenses – equivalente a 81% do território estadual – solicitaram o apoio do serviço, que atualmente apresenta 95,8% de satisfação entre os usuários

Patrícia Machado, coordenadora operacional do serviço, destaca que “o recorde do número de teleconsultorias respondidas com apoio do Núcleo demonstra a confiança dos profissionais de saúde e dos gestores na capacidade que esta ação tem de qualificar a assistência à saúde, o processo regulatório e a educação permanente no SUS“. Além de reduzir filas e o tempo de espera dos usuários para consultas com especialistas quando é necessário, a solução organiza encaminhamentos e torna a APS mais resolutiva com profissionais preparados e seguros para tomar decisões sobre os casos acompanhados.

O serviço de Teleconsultoria acumula 459.925 teleconsultorias respondidas desde 2013. Nos últimos 12 meses, 51.202 encaminhamentos foram potencialmente evitados, garantindo a segurança e o conforto dos usuários no atendimento na UBS mais próxima de suas casas e proporcionando economia para o SUS com uma redução de deslocamentos. O apoio para implantação de redes de teleconsultorias e o acompanhamento da qualidade dos resultados alcançados fazem parte do serviço que o Núcleo Saúde Digital UFSC oferece gratuitamente aos municípios e estado por meio de financiamento do Ministério da Saúde.