Nesta quinta-feira (03), o Saúde Digital UFSC transmitirá o webseminário Reação Adversa a Medicamento (RAM). Esta será a primeira webconferência da série “Uso Seguro de Medicamentos na Atenção à Saúde” e abordará as reações adversas a medicamentos, suas classificações, formas de detecção e a importância de notificá-las. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com as palestrantes convidadas.

Webseminário de quinta-feira (03/07), às 15h
O webseminário Reação Adversa a Medicamento (RAM) será realizado com a participação de Jane da Silva, médica alergista do HU/UFSC/Ebserh, e de Amanda Leite Bastos Pereira, médica veterinária com doutorado em farmacologia.
Resumo: Esta é a primeira webconferência da série “Uso Seguro de Medicamentos na Atenção à Saúde”, composta por cinco webconferências que serão realizadas entre julho e agosto de 2025. Neste primeiro encontro, vamos discutir o que são reações adversas a medicamentos, como elas são classificadas, de que forma podem ser reconhecidas na prática clínica e por que é fundamental que sejam notificadas no contexto da Atenção à Saúde. O encontro busca sensibilizar e qualificar profissionais para a detecção precoce e a resposta adequada às RAM, fortalecendo a cultura de segurança do paciente e contribuindo para o uso mais seguro de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Sobre as palestrantes:
Jane da Silva: Médica alergista do HU/UFSC/Ebserh, onde é coordenadora do Núcleo de Alergia, colaboradora do Núcleo de Avaliação de Reação do Tipo Alérgico a Drogas (NARTAD) e supervisora do PRM em Alergia e Imunologia Clı́nica e Preceptora no PRM em Dermatologia. É professora adjunta do Departamento de Clı́nica Médica da UFSC, cedida à Gerência de Ensino e Pesquisa do HU/UFSC/Ebserh. É membro diretor do Grupo Brasileiro de Estudos em Angioedema Hereditário (GEBRAEH).
Amanda Leite Bastos Pereira: Possui graduação em medicina veterinária, mestrado e doutorado em farmacologia, com período-sanduíche na Justus-Liebig-Universität, Giessen, Alemanha. Atualmente, é técnica administrativa em educação da UFSC Campus Araranguá, exercendo responsabilidade técnica do biotério setorial. Docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária Convencional e Integrativa (PPGMVC), da UFSC Curitibanos. Pesquisadora capacitada em Animais de Laboratório, certificada pelas ASOCHITAL/FESSACAL/FESAHANCCAL.
Sobre os webseminários
Webseminários são atividades de educação permanente apresentadas por 2 (ou mais) especialistas convidados, que discutem um tema específico relacionado às demandas dos profissionais de saúde. As atividades são 100% gratuitas, assim como todos os serviços ofertados pelo Saúde Digital UFSC. Para participar é necessário ter cadastro ativo no STT (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar). Importante: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento em que se deseja participar.
Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, os webseminários estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença.
Certificado de participação
Os usuários do STT poderão emitir seus certificados ou declarações de participação nas webconferências diretamente pelo módulo de tele-educação do sistema. É possível gerar um certificado individual para cada webconferência ou uma declaração que agrupe duas ou mais delas.
Para emitir os certificados ou declarações, basta seguir as etapas descritas no vídeo abaixo:
Dúvidas? Entre em contato através do e-mail: telessaude@contato.ufsc.br.