Webpalestra reúne mais de 2,6 mil profissionais e gestores de saúde

Uma ação de educação permanente em saúde promovida pelo Saúde Digital UFSC em parceria com a Diretoria de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (DAPS/SES-SC) registrou 2.663 espectadores em sua transmissão ao vivo, estabelecendo um marco histórico para o serviço. A webpalestra ACS e TACS: cadastros do cidadão, individual e domiciliar territorial foi transmitida no dia 10 de setembro e contou com a apresentação da enfermeira Cristiane Silva de Jesus, que atua como responsável técnica na DAPS/SES-SC. Em quase duas horas de atividade, profissionais e gestores de saúde de 260 municípios e 18 estados brasileiros puderam conhecer mais sobre os modelos da Ficha de Cadastro Individual e da Ficha de Cadastro Domiciliar a Territorial, disponíveis no sistema PEC e-SUS APS Teleguiado.

A atividade, detentora do maior número de participações síncronas da história do Núcleo, foi a primeira da série “Diálogos da APS no território: ACS e TACS”, que contará com a realização de outras cinco webpalestras nas próximas semanas, todas com foco no trabalho desempenhado por agentes comunitários de saúde (ACS) e técnicos em agente comunitário de saúde (TACS). “Esse espaço é para a atualização de conhecimentos, trazendo uma ampla qualificação técnica, abrangendo o cotidiano, as experiências, os desafios e as boas práticas no dia a dia deles no território, reforçando o vínculo entre a equipe de saúde e comunidade, por meio da escuta, do acolhimento e do olhar integral às necessidades da população”, explica a palestrante Cristiane Silva de Jesus.

Mick Lennon Machado, supervisor operacional de Tele-educação do Núcleo Saúde Digital UFSC, aponta que o número de participações nessa webpalestra “demonstra o interesse dos profissionais de saúde em utilizar as oportunidades de educação como ferramenta para qualificar sua atuação no SUS”. Até a publicação desta notícia, 1.855 certificados de participação na webpalestra haviam sido disponibilizados na plataforma de Tele-educação do STT-UFSC.

Atividades de Tele-educação começaram a ser ofertadas pelo Saúde Digital UFSC em 2007 com foco na atuação e gestão dos profissionais no território catarinense. A partir de 2017, houve a expansão nacional da oferta do serviço com o objetivo de possibilitar que profissionais e gestores de todo o Brasil tenham acesso semanal, em espaço reservado na agenda de trabalho, a assuntos e discussões que qualificam a oferta de cuidado à população ou que permitam a execução de estratégias públicas de saúde, como é o caso da capacitação com os ACS e TACS.

Além de viabilizar a transmissão ao vivo, onde os participantes podem interagir por meio de perguntas e comentários, todas as webconferências realizadas pelo Núcleo Saúde Digital são gravadas, editadas e publicadas na internet. A gravação da webpalestra ACS e TACS: cadastros do cidadão, individual e domiciliar territorial está disponível no YouTube e no Repositório Institucional da UFSC, onde também podem ser acessados os slides usados na apresentação.