Agosto foi um mês de bastante trabalho em prol do SUS Digital. As soluções ofertadas pelo Núcleo Saúde Digital UFSC alcançaram resultados inéditos! Nossa equipe realizou visitas técnicas, produziu conteúdos sobre saúde e transmitiu várias atividades de educação permanente para profissionais da Atenção Primária à Saúde. Confira os principais destaques a seguir.

Novo recorde de produção mensal de teleconsultorias
Ainda estávamos comemorando a quebra do recorde de produção mensal de teleconsultorias de julho e aí chegou o resultado de agosto… Provando que tudo que é ótimo pode melhorar, foram produzidas 11.775 teleconsultorias, estabelecendo este como o novo marco de maior produção mensal já registrado em 17 anos de oferta do serviço. É como se, por dia, nossos teleconsultores elaborassem 379 respostas para teleconsultorias!
Ao todo, profissionais de 230 municípios solicitaram o serviço para sanar dúvidas clínicas (17,4%) ou para receber apoio de especialistas para os casos onde havia intenção de encaminhamento de pacientes (82,6%). Além da possibilidade de manejo ofertado dentro da APS e da classificação prévia dos riscos, as teleconsultorias contribuem diretamente para a redução de filas e de deslocamentos desnecessários.
Telediagnóstico atinge o maior número de laudos mensais emitidos na história do projeto
Em agosto, o serviço de Telediagnóstico apoiou a emissão de 35.953 laudos em seis modalidades: eletrocardiograma (27.305), dermatologia (7.495), eletroencefalograma (201), espirometria (741), estomatologia (23) e polissonografia (188).
Na série histórica desde 2020, agosto também foi o terceiro mês com mais apoio a ECG, o segundo em EEG e o primeiro em polissonografia. Além disso, tivemos a segunda maior emissão mensal de laudos de teledermatologia, solução em que o Saúde Digital UFSC é a referência nacional da oferta.
Essa produção significativa de telediagnósticos contribui para a qualificação do acesso dos usuários a exames especializados, na otimização dos fluxos assistenciais e no fortalecimento da prática diagnóstica no SUS.
Saúde Digital UFSC e núcleos de telessaúde do Pará pactuam novas metas
Entre os dias 4 e 7 de agosto, a equipe do Saúde Digital UFSC esteve em Belém (PA) para reencontrar os núcleos da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA). Os encontros fazem parte do apoio ofertado pelo núcleo catarinense, por meio da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI/Ministério da Saúde), para estruturação de ações de saúde digital na região Norte do Brasil. O Programa SUS Digital e o Plano de Ação Regional do Programa Agora Tem Especialistas foram destaques das articulações.
O Núcleo Saúde Digital UFSC foi representado pela coordenadora geral, professora Maria Cristina Marino Calvo, pela coordenadora de Telediagnóstico e de Tele-educação, professora Josimari Telino de Lacerda, e pelo responsável pelo apoio às instituições parceiras, Marcos Aurélio Maeyama.
Aumento das participações ao vivo em webconferências é destaque da Tele-educação
Em agosto, nossas atividades de educação permanente em saúde contabilizaram 1.441 participações nas transmissões ao vivo – o maior número registrado desde setembro de 2017. Foram realizadas 9 webconferências, resultando numa média de 160 profissionais de saúde participando em tempo real das webpalestras e webseminários realizados ao longo do mês.
Agosto também marcou o início das parcerias com as secretarias municipais de saúde de Criciúma e de Florianópolis para oferta de webconferências que ocuparão a agenda mensal da Tele-educação de forma compartilhada com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) e a Pró-Reitoria de Graduação da UFSC.
Produção e divulgação de conteúdos sobre saúde ganham novo espaço na Comunicação do Saúde Digital UFSC
Com o objetivo de tornar mais efetiva e segura a comunicação com nossos usuários, em agosto, lançamos a comunidade no WhatsApp “Saúde Digital UFSC – Divulgações”. Através desse canal, compartilhamos diariamente informações sobre as nossas ações, novidades na produção de conteúdos e a agenda das atividades de Tele-educação. A ferramenta permite que você acesse a comunidade sem que nenhum outro usuário visualize suas informações de contato (exceto pelos administradores da comunidade que são funcionários do Núcleo). De maneira fácil e prática, você fica por dentro de tudo o que acontece no seu núcleo de saúde digital favorito!
Outro destaque ficou por conta do Papo Saúde, nossa série de vídeos dedicada ao compartilhamento de conhecimento, informação e orientações sobre saúde e o SUS. Os vídeos publicados em agosto trouxeram como temas os riscos do consumo de álcool e a importância do aleitamento materno. O Papo Saúde pode ser compartilhado nas redes sociais ou ser exibido em ações da sua equipe de saúde. Salas de espera das UBS, atividades com grupos ou do Programa Saúde na Escola são exemplos de espaços em que o Papo Saúde cai muito bem! Ficou interessado(a) em usar o Papo Saúde e quer acessar os arquivos dos vídeos? Preencha este formulário. Atualmente, a playlist da série no YouTube está com 89 vídeos e mais de 1 milhão de visualizações.
Nosso muito obrigado a você, usuário do Saúde Digital UFSC, que nos acompanha, confia no nosso trabalho e nos inspira a continuar construindo um SUS mais acessível e de qualidade. Seguimos conectados para cuidar!