Nosso Núcleo segue expandindo suas ações de oferta e apoio à saúde digital em todo o território. Em setembro, o Saúde Digital UFSC bateu recordes, ampliou redes de atendimento e alcançou mais profissionais e gestores de saúde através de webconferências e conteúdos nos canais de comunicação do Núcleo. Confira os principais resultados dos nossos serviços nesse mês!
Telediagnóstico alcança marca inédita de laudos emitidos e pontos cadastrados estão usando mais o serviço
Se em agosto comemoramos a emissão histórica de 35.953 laudos, em setembro, o Saúde Digital UFSC deu um passo ainda maior. Foram 36.541 laudos emitidos, com um aumento da oferta em 5 das 6 modalidades do serviço.
O crescimento das emissões ocorreu nos exames de eletrocardiograma (27.514), dermatologia (7.790), eletroencefalograma (204), espirometria (820) e estomatologia (33). Já a polissonografia foi responsável por 180 laudos nesse mês.
A solução ampliou sua produção e também sua rede de atendimento! Ao todo, 10 novos pontos foram incorporados à Teledermatologia (cinco na Oferta Nacional e cinco no Pará) e 1 novo ponto foi cadastrado para a oferta de Telepolissonografia. Além disso, houve um expressivo crescimento de pontos solicitantes, com destaque para o Paraná, que aumentou cinco pontos e mais que triplicou sua produção de laudos em tele-estomatologia.
Teleconsultoria tem o maior número de redes utilizadas na história do projeto
As teleconsultorias produzidas com o apoio do Núcleo atenderam às demandas de 234 municípios ao longo do mês. Além disso, setembro atingiu o maior número de redes de teleconsultorias utilizadas em 17 anos de oferta – um total de 119 redes.
Também é destaque que tivemos a 2ª maior produção da série histórica da Teleconsultoria: 11.299 solicitações respondidas! Nossos teleconsultores ofereceram apoio em 9.213 casos onde havia intenção de encaminhamento (81%) e responderam 2.086 dúvidas clínicas de profissionais de saúde (19%).
Participação ao vivo nas webconferências aumenta 318%
Setembro foi um mês de mudanças, desafios e conquistas para a Tele-educação! O serviço ofertou 12 webconferências com outras opções de dias e horários para atender demandas da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, das secretarias municipais e de outros parceiros do Núcleo.
Essa reorganização da agenda, alinhada à escolha de temas relevantes e uma divulgação do serviço mais expandida entre profissionais e gestores de saúde, resultou em 6.018 participações ao vivo nas transmissões do Saúde Digital UFSC!
No mês anterior, a média de participantes em tempo real nas webpalestras e webseminários foi de 160. Em setembro, aumentamos para quase 500!
O serviço também iniciou a transmissão de duas novas séries de webconferências: a série Diálogos da APS no Território: ACS e TACS, com sete encontros marcados para discussão de práticas, desafios e possibilidades do cotidiano de trabalho dos ACS e TACS, e a série Promoção da Saúde na APS: experiências que dão certo em SC”, que até o final do ano apresentará experiências e estratégias de municípios catarinenses para promoção da saúde na Atenção Básica.
Presença do Núcleo cresce nas redes sociais
Mais pessoas conectadas para cuidar. Em setembro, as redes sociais do Saúde Digital UFSC expandiram seu alcance, com aumento significativo na quantidade de seguidores e de visualizações. Nosso perfil no Instagram passou de sete mil seguidores para quase nove mil!
Somando postagens e stories, nosso número de visualizações na plataforma chegou a 123,9 mil – 226,4% a mais do que tivemos em agosto. O motivo? Publicamos conteúdos com informações relevantes e atualizadas para os profissionais de saúde, com consistência e respaldo científico. Alguns temas que abordamos ao longo do mês foram: a educação em saúde com grupos na APS, reuniões de equipes produtivas, riscos de reintrodução do sarampo no Brasil e muito mais!
O canal do Núcleo no Youtube não ficou para trás! Nele, recebemos 54,2 mil visualizações, incluindo nossas transmissões ao vivo e gravações das webconferências, além dos vídeos semanais do Papo Saúde. O crescimento de 41% das visualizações na rede tem um detalhe muito especial: cerca de 88% delas foram de novos espectadores. Além disso, tivemos mais de 2 mil inscrições no canal. É muita felicidade para uma equipe de Comunicação, né?
Saúde Digital UFSC integra grupo que orientará ações de telessaúde no Amazonas
Em setembro, a nossa equipe passou a apoiar o Grupo Condutor de Saúde Digital do Amazonas, em parceria com a Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI/MS).
O grupo foi criado com o objetivo de integrar e organizar as ofertas de telessaúde no estado, focando na cooperação das ações entre os núcleos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e do Telemal com a nova secretaria de Saúde Digital do estado, recém constituída pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).