Saúde Digital UFSC realiza visita técnica aos núcleos do Pará

Entre os dias 4 e 7 de agosto, a equipe do Saúde Digital UFSC esteve em Belém (PA) visitando os núcleos da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA). Os encontros fazem parte do apoio ofertado pelo núcleo catarinense, via Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI/Ministério da Saúde), para estruturação de ações de saúde digital na região Norte do Brasil. O Programa SUS Digital e o Plano de Ação Regional do Programa Agora Tem Especialistas foram destaques nas conversas.

O Núcleo Saúde Digital UFSC foi representado pelaa coordenadora geral, professora Maria Cristina Marino Calvo, pela coordenadora de Telediagnóstico e de Tele-educação, professora Josimari Telino de Lacerda, e pelo responsável pelo apoio às instituições parceiras, Marcos Aurélio Maeyama.

Em agosto de 2024, a equipe do Saúde Digital UFSC fez a primeira visita aos núcleos do Pará. Na ocasião, gestores dos núcleos e dos municípios paraenses puderam conhecer as soluções de telessaúde e a plataforma do STT, e apresentar suas estruturas, demandas e desafios na oferta de assistência à população e aos profissionais de saúde da rede pública. Um ano depois, a coordenadora geral do Saúde Digital UFSC avalia que “a visita aos núcleos paraenses mostrou que as equipes persistiram em cumprir suas metas e buscaram articulações com o território”. E acresecentou que agora a busca é pela “integração dos núcleos com a SESPA para alinhar necessidades e oferta”. O núcleo catarinense, com mais de 17 anos de experiência na oferta de serviços em parceria com governos municipais e estadual, participa das negociações atuais a fim de contribuir com o avanço dessas articulações entre as instituições paraenses.

O último dia da visita foi marcado por um importante encontro que reuniu representantes da SESPA, do COSEMS-PA e dos núcleos de telessaúde da UFPA e da UEPA. Visando o início de pactuações e de uma programação articulada das ações de telessaúde no estado, a SESPA convidou os núcleos para comporem o Comitê de Saúde Digital do estado. Josimari Telino de Lacerda, coordenadora de Tele-educação e de Telediagnóstico, enfatizou “a importância de integrar as ações para que se possa alcançar maior impacto no SUS, alinhando as ofertas às necessidades da população paraense”.

Veja como foi o cronograma da visita: