Webpalestra discute diagnóstico e manejo da sífilis na gestação

Em 2023, foram notificados 86.105 casos de sífilis em gestantes no Brasil, a maior taxa registrada em 16 anos pelo Ministério da Saúde. Para discutir esse desafio de saúde pública, nesta quarta-feira (17), transmitiremos a webpalestra “Diagnóstico e manejo da sífilis na gestação“. O objetivo do encontro é fortalecer práticas de cuidado que reduzam a transmissão vertical e as consequências da sífilis congênita (como natimortos, abortamentos e óbitos). Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada.

Webpalestra de quarta-feira (17/09), às 15h

A webpalestra “Diagnóstico e manejo da sífilis na gestação” será realizada com a participação de Mayra Aragón, médica que atua como consultora técnica no Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, na Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (DATHI/SVSA/MS).

Resumo: Esta webconferência é voltada a profissionais da Atenção Primária à Saúde, atenção secundária e ambulatórios de pré-natal de alto risco, com foco em diagnóstico e manejo da sífilis na gestação e da sífilis congênita. A doença representa um grave desafio em saúde pública. A taxa de detecção de sífilis em gestantes cresceu e a incidência de sífilis congênita subiram nos últimos anos. Além disso, a transmissão vertical, que pode atingir um percentual elevado de gestantes nos estágios primário e secundário, reforça a necessidade de diagnóstico precoce e tratamento eficaz. O encontro visa fortalecer práticas de cuidado que reduzam a transmissão vertical e as consequências da sífilis congênita (como natimortos, abortamentos e óbitos) de modo a aprimorar a integralidade e a qualidade da assistência na rede de saúde.

Sobre a palestrante: Mayra é médica de família e comunidade, mestre em saúde coletiva e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas. Atualmente, atua como consultora técnica no Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, na Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (DATHI/SVSA/MS).

Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. As atividades são 100% gratuitas, assim como todos os serviços ofertados pelo Saúde Digital UFSC. Para participar é necessário ter cadastro ativo no STT (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Vale ressaltar que o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento em que se deseja participar.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país e contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas. Confira aqui!

Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link: https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja o PDF com as orientações para preenchimento da lista de presença.

Certificado de participação
Os usuários do STT poderão emitir seus certificados ou declarações de participação nas webconferências diretamente pelo módulo de tele-educação do sistema. É possível gerar um certificado individual para cada webconferência ou uma declaração que agrupe duas ou mais delas.

Para emitir os certificados ou declarações, basta seguir as etapas descritas no vídeo abaixo:

Dúvidas? Entre em contato através do e-mail: saudedigital@contato.ufsc.br