Diagnóstico e tratamento da hiperplasia prostática é tema de webpalestra

Nesta sexta-feira (21), o Saúde Digital UFSC transmitirá a webpalestra Hiperplasia prostática: diagnóstico e tratamento. Comum em homens acima dos 50 anos, a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é o aumento não canceroso da próstata, condição que pode causar dificuldade para urinar, jato fraco e aumento da frequência urinária. A atividade explicará como o diagnóstico e tratamento da HPB devem ser realizados. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com o palestrante convidado.

Webpalestra de sexta-feira (21/11), às 13h30

A webpalestra “Hiperplasia prostática: diagnóstico e tratamento” será realizada com a participação de André Rodrigues, urologista e chefe do serviço de Urologia do Hospital São José, em Criciúma (SC).

Resumo: A hiperplasia prostática benigna (HPB) é o aumento não canceroso da próstata, comum em homens acima dos 50 anos, que pode causar dificuldade para urinar, jato fraco e aumento da frequência urinária. O diagnóstico é feito por meio do exame de toque retal, dosagem do PSA, ultrassonografia e, em alguns casos, fluxometria urinária. O tratamento pode incluir o uso de medicamentos, como alfabloqueadores e inibidores da 5-alfa-redutase, e, em casos mais graves, procedimentos cirúrgicos como a ressecção transuretral da próstata (RTU), com o objetivo de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Sobre o palestrante: André é médico com residência em cirurgia geral e em urologia, e fellowship em transplante renal. Coordenou o Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Estado de Santa Catarina e atuou como médico cirurgião geral do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago. Atualmente é docente de Clínica e Cirúrgica II – Urologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, urologista da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), urologista da Prefeitura Municipal de Criciúma e chefe do serviço de Urologia do Hospital São José de Criciúma (SC).

Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. As atividades são 100% gratuitas, assim como todos os serviços ofertados pelo Saúde Digital UFSC. Para participar é necessário ter cadastro ativo no STT (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Vale ressaltar que o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento em que se deseja participar.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país e contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas. Confira aqui!

Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link: https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja o PDF com as orientações para preenchimento da lista de presença.

Certificado de participação
Os usuários do STT poderão emitir seus certificados ou declarações de participação nas webconferências diretamente pelo módulo de tele-educação do sistema. É possível gerar um certificado individual para cada webconferência ou uma declaração que agrupe duas ou mais delas.

Para emitir os certificados ou declarações, basta seguir as etapas descritas no vídeo abaixo:

Dúvidas? Entre em contato através do e-mail: saudedigital@contato.ufsc.br