Nesta sexta-feira (24), o Saúde Digital UFSC apresentará a webpalestra “Do diagnóstico ao tratamento: o papel da navegação no câncer de mama“. A atividade apresentará a estratégia de navegação de pacientes com câncer de mama, discutindo princípios e práticas da navegação, o papel dos navegadores como elo entre paciente, família e serviços de saúde, e os benefícios dessa abordagem para a adesão terapêutica, a integralidade do cuidado e a redução de desigualdades. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada.

Webpalestra de sexta-feira (24/10), às 13h30
A webpalestra “Do diagnóstico ao tratamento: o papel da navegação no câncer de mama” será realizada com a participação de Fernanda Felipe Pautasso, enfermeira e membra do Comitê Nacional de Navegação de Pacientes da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE).
Resumo: A webconferência apresentará a estratégia de navegação de pacientes com câncer de mama, um modelo inovador de cuidado centrado na pessoa que busca reduzir barreiras, facilitar o acesso e garantir acompanhamento em todas as etapas – do diagnóstico ao tratamento. Serão discutidos os princípios e práticas da navegação, o papel dos navegadores como elo entre paciente, família e serviços de saúde, e os benefícios dessa abordagem para a adesão terapêutica, a integralidade do cuidado e a redução de desigualdades. A atividade tem como objetivo sensibilizar e qualificar profissionais de saúde para a implementação da navegação como ferramenta que transforma a experiência e os resultados no cuidado ao câncer de mama.
Sobre a palestrante: Fernanda é enfermeira, especialista em navegação responsável pelo Núcleo de Navegação da Santa Casa de Porto Alegre, mestre em ensino na saúde e doutora em enfermagem. Também é presidente do Comitê de Ética em Enfermagem da Santa Casa de Porto Alegre, além de ser membra de Comitês internacionais da AONN (Academia de Enfermagem Oncológica e Navegação de Pacientes) e da ISNCC (Sociedade Interancional de Enfermeiros em Cuidados Oncológicos), e do Comitê Nacional de Navegação de Pacientes da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE).
Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. As atividades são 100% gratuitas, assim como todos os serviços ofertados pelo Saúde Digital UFSC. Para participar é necessário ter cadastro ativo no STT (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Vale ressaltar que o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento em que se deseja participar.
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país e contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas. Confira aqui!
Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link: https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja o PDF com as orientações para preenchimento da lista de presença.
Certificado de participação
Os usuários do STT poderão emitir seus certificados ou declarações de participação nas webconferências diretamente pelo módulo de tele-educação do sistema. É possível gerar um certificado individual para cada webconferência ou uma declaração que agrupe duas ou mais delas.
Para emitir os certificados ou declarações, basta seguir as etapas descritas no vídeo abaixo:
Dúvidas? Entre em contato através do e-mail: saudedigital@contato.ufsc.br