Webpalestra discute segurança do paciente e Medicamentos de Alta Vigilância

Nesta quinta-feira (25), o tema da nossa webpalestra será Segurança na prática: dominando os Medicamentos de Alta Vigilância. Serão apresentadas estratégias práticas para prevenção de erros e fortalecimento das práticas seguras, considerando a atuação integrada da equipe multiprofissional em todas as etapas do processo medicamentoso. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com as palestrantes convidadas.

Webpalestra de quinta-feira (25/06), às 15h

A webpalestra Segurança na prática: dominando os Medicamentos de Alta Vigilância será realizada com a participação de Karyme Damarys Rodrigues Calisto, farmacêutica e especialista em farmácia clínica, e de Ilvia Silva Gomes, farmacêutica com residência multiprofissional em Estratégia Saúde da Família.

Resumo: a webconferência aborda os Medicamentos de Alta Vigilância (MAVs) como importante eixo da segurança do paciente, destacando os riscos associados ao uso de medicamentos potencialmente perigosos, como insulinas, anticoagulantes e eletrólitos concentrados. O encontro discute falhas relacionadas à comunicação, à semelhança entre embalagens, ao preparo e à administração, além dos principais eventos adversos decorrentes desses processos. São apresentadas estratégias práticas para prevenção de erros e fortalecimento das práticas seguras, considerando a atuação integrada da equipe multiprofissional em todas as etapas do processo medicamentoso. A atividade visa fortalecer a cultura de segurança do paciente, qualificar a assistência e apoiar os profissionais na construção de um cuidado mais seguro, eficiente e alinhado às diretrizes de segurança em saúde.

Sobre as palestrantes:

Karyme Damarys Rodrigues Calisto: Karyme é farmacêutica, especialista em farmácia clínica, mestre e doutoranda em assistência farmacêutica. Atualmente, atua como farmacêutica responsável técnica e docente do Programa de Residência Multiprofissional em Unidade de Terapia Intensiva e Neurologia do Hospital Municipal São José (HMSJ), em Joinville (SC).

Ilvia Silva Gomes: Ilvia é farmacêutica, com residência multiprofissional em Estratégia Saúde da Família, mestre e doutoranda em assistência farmacêutica. Atua como docente no Instituto Esperança de Ensino Superior e como farmacêutica na Unidade de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (UDME) da 9ª Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará.

Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. As atividades são 100% gratuitas, assim como todos os serviços ofertados pelo Saúde Digital UFSC. Para participar é necessário ter cadastro ativo no STT (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Vale ressaltar que o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento em que se deseja participar.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país e contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas. Confira aqui!

Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link: https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja o PDF com as orientações para preenchimento da lista de presença.

Certificado de participação
Os usuários do STT poderão emitir seus certificados ou declarações de participação nas webconferências diretamente pelo módulo de tele-educação do sistema. É possível gerar um certificado individual para cada webconferência ou uma declaração que agrupe duas ou mais delas.

Para emitir os certificados ou declarações, basta seguir as etapas descritas no vídeo abaixo:

Dúvidas? Entre em contato através do e-mail: saudedigital@contato.ufsc.br