Nesta quarta-feira (27), o Saúde Digital UFSC transmitirá a webpalestra “Programa de Avaliação da Qualidade dos Testes Rápidos“. Direcionada a todos os profissionais de saúde que realizam testes rápidos em sua rotina, a atividade apresentará o Programa de Avaliação Externa da Qualidade para Testes Rápidos (AEQ-TR), um projeto que ajuda a qualificar a execução dos testes e as práticas dos agentes de saúde responsáveis por realizá-los. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com as palestrantes convidadas.

Webpalestra de quarta-feira (27/08), às 15h
A webpalestra “Programa de Avaliação da Qualidade dos Testes Rápidos” será realizada com a participação de Maria Luiza Bazzo, coordenadora do Programa de Avaliação Externa da Qualidade para Testes Rápidos (AEQ-TR), e Renata Cristina Messores, colaboradora que atua na produção dos painéis e gestão do AEQ-TR.
Resumo: Esta webconferência apresenta o Programa de Avaliação Externa da Qualidade para Testes Rápidos (AEQ-TR), uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, que oferece suporte técnico, educativo e gratuito aos profissionais da rede pública que realizam esses testes no dia a dia. O programa AEQ-TR constitui um instrumento com foco educacional, não punitivo e gratuito. A participação na AEQ-TR destina-se a todos os profissionais das unidades públicas de saúde que atuam realizando testes rápidos em sua rotina. A participação permite que cada profissional dos serviços integrantes da rede do Ministério da Saúde avaliem individualmente seu desempenho perante a execução de testes rápidos. Além disso, permite que cada profissional reflita sobre os resultados obtidos nas rodadas e, se necessário, aprimore suas práticas, mantendo-se treinado e atualizado, executando corretamente os testes, a fim de produzir resultados confiáveis para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, a participação de todos os profissionais que realizam testes rápidos nas instituições é muito importante para que cada profissional possa verificar o seu desempenho, e quando necessário, corrigir as não conformidades e, dessa forma, estar seguro de que presta o melhor serviço aos usuários do SUS.
Sobre as palestrantes:
Maria Luiza Bazzo: Maria Luiza Bazzo é farmacêutica, mestre em farmácia e doutora em ciências biológicas. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordena o Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia (LBMMS/UFSC) e o Programa Nacional de Avaliação da Qualidade em parceria com o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI/SVSA/MS).
Renata Cristina Messores Rudolf: Renata Cristina Messores Rudolf é farmacêutica com habilitação em Análises Clínicas (2009), mestre e doutora em farmácia. Atualmente, é colaboradora no Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia- LBMMS/UFSC e é ponto focal na produção dos painéis e gestão do Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade do DATHI/SVSA/MS.
Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. As atividades são 100% gratuitas, assim como todos os serviços ofertados pelo Saúde Digital UFSC. Para participar é necessário ter cadastro ativo no STT (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Vale ressaltar que o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento em que se deseja participar.
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país e contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas. Confira aqui!
Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link: https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja o PDF com as orientações para preenchimento da lista de presença.
Certificado de participação
Os usuários do STT poderão emitir seus certificados ou declarações de participação nas webconferências diretamente pelo módulo de tele-educação do sistema. É possível gerar um certificado individual para cada webconferência ou uma declaração que agrupe duas ou mais delas.
Para emitir os certificados ou declarações, basta seguir as etapas descritas no vídeo abaixo:
Dúvidas? Entre em contato através do e-mail: saudedigital@contato.ufsc.br.