Webseminário traz orientações para testagem e manejo do HTLV em gestantes

Nesta quarta-feira (28), o tema do nosso webseminário será Recomendações para testagem e manejo do HTLV em gestantes. Serão apresentadas recomendações atuais para o rastreamento e a confirmação diagnóstica da infecção pelo HTLV em gestantes no estado de Santa Catarina, através de um fluxograma elaborado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) da SES/SC. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com os especialistas convidados.

Webseminário de quarta-feira (28/01), às 15h

O webseminárioRecomendações para testagem e manejo do HTLV em gestantes” será realizado com a participação de Gabriel Calixto, médico de família e comunidade que integra a área técnica de saúde da mulher na Gerência de Atenção, Prevenção e Promoção à Saúde da DAPS/SES/SC, e de Flávia Moreira, médica ginecologista e obstetra, e coordenadora do Comitê Estadual de Investigação da Transmissão Vertical do HIV, Sífilis e Hepatite B de Santa Catarina.

Resumo: Esta webconferência apresenta as recomendações atuais para o rastreamento e a confirmação diagnóstica da infecção pelo HTLV em gestantes no estado de Santa Catarina. O Vírus Linfotrópico de Células T Humanas (HTLV) está associado a doenças inflamatórias crônicas e a processos oncogênicos, como a mielopatia associada ao HTLV-1/paraparesia espástica tropical (HAM/TSP) e a leucemia/linfoma de células T do adulto (ATLL). A transmissão do HTLV ocorre por meio do contato com fluidos corporais infectados — sangue, secreção vaginal, sêmen e leite materno — podendo acontecer pelas vias sexual, vertical e parenteral. A inclusão dos testes sorológicos para HTLV-1/2 na rotina do pré-natal tem como principal objetivo reduzir a transmissão vertical, especialmente pela amamentação. Nesse contexto, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) elaboraram um fluxograma que orienta e padroniza o processo de confirmação diagnóstica no estado de Santa Catarina, o qual é apresentado e discutido nesta webconferência.

Sobre os palestrantes:

Gabriel Calixto Pulhiez: Gabriel é médico de família e comunidade, com especialização em preceptoria para médicos de família e comunidade. Atualmente integra a área técnica de saúde da mulher na Gerência de Atenção, Prevenção e Promoção à Saúde, dentro da DAPS/SES/SC.

Flávia Moreira Soares: Flávia é médica com residência em ginecologia e obstetrícia e mestre em saúde coletiva. Atualmente é coordenadora do Comitê Estadual de Investigação da Transmissão Vertical do HIV, Sífilis e Hepatite B de Santa Catarina, e integrante do quadro técnico da Gerência de IST, HIV/Aids e doenças infecciosas crônicas da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC). Também é médica ginecologista da Prefeitura Municipal de São José e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da SES/SC.

Sobre os webseminários
Webseminários são apresentações virtuais com duração de 2 horas, realizadas, geralmente, nas quintas-feiras reunindo dois ou mais profissionais experientes sobre assuntos atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. As atividades são 100% gratuitas, assim como todos os serviços ofertados pelo Saúde Digital UFSC. Para participar é necessário ter cadastro ativo no STT (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Vale ressaltar que o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento em que se deseja participar.

Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link: https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja o PDF com as orientações para preenchimento da lista de presença.

Certificado de participação
Os usuários do STT poderão emitir seus certificados ou declarações de participação nas webconferências diretamente pelo módulo de tele-educação do sistema. É possível gerar um certificado individual para cada webconferência ou uma declaração que agrupe duas ou mais delas.

Para emitir os certificados ou declarações, basta seguir as etapas descritas no vídeo abaixo:

Dúvidas? Entre em contato através do e-mail: saudedigital@contato.ufsc.br