Nesta terça-feira (21), o Saúde Digital UFSC transmitirá o webseminário “Cuidando do futuro: rastreamento do câncer de colo de útero e mama em perspectiva“. A atividade destacará a importância de ações na prevenção e no diagnóstico precoce, abordando os exames recomendados, a vacinação contra o HPV e o papel dos profissionais de saúde em garantir acesso, orientação e acompanhamento adequados. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com as palestrantes convidadas.

Webseminário de terça-feira (21/10), às 15h
O webseminário “Cuidando do futuro: rastreamento do câncer de colo de útero e mama em perspectiva“ será realizado com a participação de Flávia Castro, médica de família e comunidade da área técnica da Saúde Integral da Mulher, Criança e Adolescente da DAPS/SES/SC, e Bárbara Vargas, enfermeira que atua como referência técnica de saúde da mulher da DAPS/SES/SC.
Resumo: O rastreamento é uma das estratégias mais eficazes para reduzir a mortalidade por câncer de mama e de colo do útero, duas das principais causas de adoecimento entre mulheres no Brasil. A webconferência destacará a importância dessas ações na prevenção e no diagnóstico precoce, abordando os exames recomendados, a vacinação contra o HPV e o papel dos profissionais de saúde em garantir acesso, orientação e acompanhamento adequados. A atividade busca sensibilizar e qualificar trabalhadores da saúde para fortalecer a prevenção, ampliar a detecção precoce e promover melhor qualidade de vida às pacientes.
Sobre as palestrantes:
Flávia Castro Andrade: Flávia é médica de família e comunidade da área técnica da Saúde Integral da Mulher, Criança e Adolescente da Diretoria de Atenção Primária à Saúde de Santa Catarina (DAPS/SES/SC). Especialista em Medicina de Família e Comunidade com ano opcional em Assistência Domiciliar e pós-graduada em Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade.
Bárbara Vargas Leal: Bárbara é enfermeira de família e comunidade pela modalidade de residência multiprofissional, com pós-graduação em Saúde da Mulher. É vice-presidente do Comitê Estadual de Prevenção a Mortalidade Materno Infantil e Fetal de Santa Catarina – CEPOMIF. Atua como Referência Técnica de Saúde da Mulher da Diretoria de Atenção Primária à Saúde do Estado de Santa Catarina (DAPS/SES/SC).
Sobre os webseminários
Webseminários são apresentações virtuais com duração de 2 horas, realizadas, geralmente, nas quintas-feiras reunindo dois ou mais profissionais experientes sobre assuntos atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. As atividades são 100% gratuitas, assim como todos os serviços ofertados pelo Saúde Digital UFSC. Para participar é necessário ter cadastro ativo no STT (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Vale ressaltar que o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento em que se deseja participar.
Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse, e com login e senha de uso pessoal, o profissional cadastrado deve acessar o link: https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/;
2. Após efetuar o login, já na plataforma de Tele-educação do STT, as webseminários estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”;
3. Veja o PDF abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença.
Certificado de participação
Os usuários do STT poderão emitir seus certificados ou declarações de participação nas webconferências diretamente pelo módulo de tele-educação do sistema. É possível gerar um certificado individual para cada webconferência ou uma declaração que agrupe duas ou mais delas.
Para emitir os certificados ou declarações, basta seguir as etapas descritas no vídeo abaixo:
Dúvidas? Entre em contato através do e-mail: saudedigital@contato.ufsc.br.