Teleatendimento
Atendimentos online que ampliam o acesso da população a consultas e interconsultas
O que é o teleatendimento?
O teleatendimento é o atendimento com interação à distância, no qual o profissional de saúde e o usuário estão em locais diferentes. Há diversas possibilidades de utilização do teleatendimento, de forma síncrona ou assíncrona, para a realização de orientações, consultas ou interconsultas. Qualquer profissional de saúde do SUS pode ser cadastrado e capacitado para fazer o teleatendimento por meio da nossa plataforma, o STT. A plataforma cria um consultório virtual, no qual é possível interagir via chat, áudio e vídeo, e pelo envio de arquivos como atestados, receitas e exames.


Em que situações o teleatendimento pode ser implantado?
Na APS, o teleatendimento pode ser realizado para consultas do usuário – especialmente quando é difícil o seu deslocamento até a UBS – assim como para consultas e interconsultas envolvendo os profissionais das eMulti. Nesse caso, as eMulti não perdem tempo com o deslocamento e podem atender mais usuários das equipes que são apoiadas por elas. Além disso, pode ser implantado um serviço de teleorientação, que diminui a demanda de atendimento na UBS. É o caso do município de Fraiburgo, que implantou o serviço de teleorientação em novembro de 2022.
Quais as vantagens de implantar o serviço de teleatendimento?
Dentre os fatores favoráveis à utilização do teleatendimento, destacam-se a ampliação do acesso e da equidade, com redução de deslocamentos e seus respectivos custos, a maior integração da APS com os demais níveis de atenção, a maior resolubilidade e eficiência dos serviços de saúde, e a qualificação dos encaminhamentos.
Porém, é importante considerar a existência de barreiras tecnológicas, culturais e problemas organizacionais. Para minimizar esses problemas, o nosso núcleo oferece todo apoio e suporte aos municípios para a implantação do serviço.
- Mais acesso ao cuidado em saúde;
- Maior integração da APS com os demais níveis de atenção;
- Melhor controle de contágio por doenças transmissíveis.
- Menor deslocamento dos usuários e profissionais da saúde;
- Diminuição nos custos;
- Menos barreiras culturais e tecnológicas (acesso a internet e equipamentos adequados, manejo de ferramentas);
- Menos problemas organizacionais (falta de capacitação e de pessoal, fluxos inadequados e falta de divulgação).
O que preciso fazer para implantar o serviço de teleatendimento no meu município?
A implantação do teleatendimento demanda investimentos em recursos tecnológicos (sala privativa com computador, internet, câmera e microfone), capacitação e treinamento dos profissionais envolvidos, e (re)definição de fluxos do serviço. Faça contato com nossa equipe e daremos todo o apoio necessário para a implantação, monitoramento e avaliação do serviço.